Enem Sem Mistério

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova do Ministério da Educação(MEC) que avalia o Ensino Médio no país. Suas questões são interdisciplinares, por isso exigem associações entre várias disciplinas.

Formato da Prova e temas cobrados:

O ENEM é um exame dividido em quatro provas de múltipla escolha, cada uma com 45 questões, além de um tema para a redação. Cada prova possui a seguinte estrutura:

Prova I
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Prova II
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Prova III
Linguagens Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física.
Prova IV
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Por que o ENEM é importante?

1 – É utilizado pelo governo para avaliar o Ensino Médio no país;

2 – O ENEM, além de ser utilizado pelo governo para avaliar o Ensino Médio no país, é parte do processo seletivo, e até seu substituto, para ingresso em mais de 600 instituições de ensino superior. Essa relação inclui as principais universidades públicas brasileiras, assim como centenas de universidades e faculdades privadas.

3 – O ENEM conta pontos para os candidatos a bolsas do ProUni (Programa Universidade Para Todos), sistema de financiamento de estudantes para que consigam finalizar suas graduações sem problemas financeiros. Clique aqui para conhecer o site oficial do ProUni.

4 – O ENEM funciona como certificado de conclusão do Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos, atestando que a pessoa conseguiu atingir pontuação adequada com os padrões de educação exigidos pelo governo brasileiro.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O conteúdo da prova do ENEM avalia competências e habilidades. As competências são as diferentes modalidades da inteligência humana, diferentes conhecimentos que cada um desenvolve em seu aprendizado e que são essenciais para a vida.

VAGAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: SiSU

Se o seu objetivo é estudar em uma universidade pública, de acordo com a sua nota no ENEM, você poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é o sistema de entrada para diversas universidades públicas em todo o País.

VAGAS EM UNIVERSIDADES PARTICULARES COM BOLSA DE ESTUDOS: ProUni

Para estudar em uma instituição de ensino superior particular, de acordo com a sua nota no ENEM, você poderá se inscrever no ProUni, desde que tenha concluído seu ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista.

FINANCIAMENTO DO SEU CURSO SUPERIOR: FIES

Se você não tiver o perfil exigido pelo ProUni, você poderá utilizar o FIES, que é o sistema de financiamento de estudos em que você paga uma parte enquanto estuda e outra parte após a conclusão do curso. Para ter acesso ao FIES, também é necessário prestar o ENEM.

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

É um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. A nota do ENEM, a partir de 2009, serve como critério classificatório, sendo utilizada nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

A certificação pelo ENEM destina-se, prioritariamente, às pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada (é preciso ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova), inclusive às pessoas privadas de liberdade e que estão fora do sistema regular. Para obter o certificado, é necessário atingir o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento do ENEM, assim como o mínimo de 500 pontos na redação.

Por que o ENEM é diferente?

A maioria dos exames escolares e vestibulares avalia os estudantes separando os conhecimentos por disciplinas e cobrando informações pontuais, como datas, nomes e outros dados que dependem mais de memorização, do que de raciocínio crítico. O ENEM é diferente, pois estimula essa capacidade crítica, permitindo que a aprendizagem seja integrada entre diversos campos do conhecimento. No ENEM, as questões priorizam o raciocínio e exigem conhecimento de diversas áreas para responder cada pergunta, em um formato mais próximo ao uso que fazemos das informações na vida real. Desta forma, cada questão multidisciplinar pode conter o equivalente a uma ou mais perguntas de um vestibular. Por exemplo:

Exame Tradicional

Esta é uma questão de geometria da FUVEST de 2007:

Tem-se um triângulo equilátero em que cada lado mede 6 cm.
O raio do círculo circunscrito a esse triângulo, em centímetros, mede:

a) √3
b) 2√3
c) 4
d) 3√2
e) 3√3

PARA ACERTAR,
VOCÊ PRECISA

Saber as fórmulas e fazer os cálculos corretamente. Alternativa b.

Enem

Esta é uma questão do ENEM de 2008 que envolve geometria:

O tangram é um jogo oriental antigo, uma espécie de quebra-cabeças, constituído de sete peças: 1 paralelogramo, 1 quadrado e 5 triângulos retângulos e isósceles. Essas peças são obtidas recortando-se um quadrado de acordo com o esquema da figura 1. Utilizando-se de todas as sete peças, é possível representar uma grande diversidade de formas, como as exemplificadas nas figuras 2 e 3.

Se o lado AB do hexágono mostrado na figura 2 mede 2 cm, então a área da figura 3, que representa uma “casinha”, é igual a:

a) 4  cm²
b) 8  cm²
c) 12 cm²
d) 14 cm²
e) 16 cm²

PARA ACERTAR,
VOCÊ PRECISA

Constatar pelo texto que a área da Figura 03 é idêntico à da Figura 01. Usar o raciocínio para perceber que o lado AB dado na questão é metade da hipotenusa da Figura 01. Saber a fórmula e calcular a área do triângulo para depois obter a do quadrado. Alternativa b.